Eliana é a apresentadora mais influente nas redes sociais

25 outubro

À pedido da coluna, um levantamento realizado pela agência de marketing de influenciadores e desenvolvimento de conteúdo digital, Tubelab, aponta as apresentadoras de TV que melhor se comunicam em seus perfis no Instagram e que, por consequência, exercem maior influência entre seus seguidores.

O levantamento se baseia na média de audiência dos programas na TV cruzando com o número de seguidores dos apresentadores e o número de engajamento online, ou seja, mais comentários, curtidas e compartilhamentos.

O resultado da pesquisa mostra que Eliana, que na última sexta-feira (20) voltou a gravar seu programa no SBT após licença-maternidade, é a líder disparado em comparação às outras, atingindo 11,4% de engajamento com seu público na rede social.


No dia 5 de outubro, com a publicação de uma foto onde aparece com sua filha Manuela de costas, Eliana atingiu mais de 1 milhão de curtidas e quase 30 mil comentários.


Com seus posts sobre causas sociais, Fernanda Gentil, da Globo, conquista a segunda posição com 5,3% de engajamento, seguida pela rainha dos baixinhos, Xuxa Meneghel, da RecordTV, com 3,6%.

Surpreendentemente, a pesquisa revela que, embora Sabrina Sato tenha o maior números de seguidores entre todas as apresentadoras brasileiras, em torno de 11 milhões, ela só obtém 0,8% de retorno de seu público no Instagram.

"Imaginávamos que pessoas ligadas ao mundo digital, como Sabrina Sato, Ana Hickmann e Ana Furtado, tivessem um rendimento melhor. No caso da Ana e Sabrina, as redes são muito focadas em moda, por exemplo, o que não atrai tanto engajamento. Eliana é um ponto fora da curva e está disparado na frente das outras em termos de engajamento. Ela tem a fórmula ideal. Primeiro, que o SBT é a emissora que melhor trabalha seus canais no YouTube, seja com Carrossel, Domingo Legal e a própria Eliana. As apresentadoras acabaram caminhando junto com isso", analisa Danilo Strano, diretor de planejamento da TubeLab.

Confira o ranking completo das apresentadoras de TV com mais influência no Instagram: 

1º - Eliana (SBT) - 11,4% de engajamento
2º - Fernanda Gentil (Globo) - 5,3% de engajamento
3º - Xuxa (Record TV) - 3,6% de engajamento
4º - Fátima Bernardes (Globo) - 3,2% de engajamento
5º - Angélica (Globo) - 2,7% de engajamento
6º - Patrícia Abravanel (SBT) - 2,1% de engajamento 
7º - Gloria Maria (Globo) - 1,8% de engajamento

Entretanto, as apresentadoras que não se comunicam de forma eficaz na rede e por isso, possuem engajamento ruim, abaixo de 1%, são: Sabrina Sato (RecordTV), Fernanda Lima (Globo), Ana Furtado (Globo), Ana Paula Padrão (Band), Ana Maria Braga (Globo), Luciana Gimenez (RedeTV!), Sônia Abrão (RedeTV!), Ana Hickmann (Record TV) e Patrícia Poeta (Globo).


No mercado de marketing digital, o Instagram é a rede social onde as agências adquirem publicidade, por isso, buscando influenciadores de TV na internet, esse levantamento é importante na hora que uma empresa analisa qual artista deve contratar para uma estratégia de marketing digital.

Com esse resultado, somado-se à pesquisa publicada na última semana pelo NaTelinha, os apresentadores mais influentes no Instagram são, em ordem alfabética: Celso Portiolli (SBT), Danilo Gentilli (SBT), Eliana (SBT), Fábio Porchat (Record TV), Fátima Bernardes (Globo), Fernanda Gentil (Globo), Glória Maria (Globo), Luciano Huck (Globo), Marcos Mion (Record TV), Patrícia Abravanel (SBT), Rodrigo Faro (Record TV) e Xuxa (Record TV).


A agência Tubelab possui em seus casting diversas personalidades da internet e trabalhos com grandes empresas como a Fox Filmes, Calvin Klein, Cinépolis, Coca-Cola, Ministério da Saúde e Movida.

Por NaTelinha. 

VOCÊ TAMBÉM DEVE GOSTAR

0 comentários

E aí, curtiu?
Conte-nos o que achou dessa postagem. Seus comentários, opiniões e sugestões são importantes.

#TWITTER.COM/365DIASCOMELIANA

#FACEBOOK.COM/365DIASCOMELIANA

#FLICKR.COM/365DIASCOMELIANA