Teleton 2010

05 novembro

História do Teleton

O projeto “Teleton” nasceu nos Estados Unidos em 1966 com o incentivo do ator e comediante Jerry Lewis. Ele pretendia que uma campanha realizada na TV pudesse arrecadar recursos para o tratamento de portadores de deficiência física. O formato da atração conquistou tanto sucesso que já faz parte da programação televisiva de mais de 20 países.

No Brasil, o primeiro Teleton ocorreu em 16 de maio de 1998 no SBT com o objetivo de levantar recursos para o tratamento e reabilitação de pacientes atendidos nas unidades da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). Em sua primeira edição, o projeto arrecadou R$ 14.855.000, que foi utilizado para a construção de uma nova unidade da AACD em Recife (PE) e na reforma da unidade da Móoca, em São Paulo.

Em 2009, a arrecadação conquistou uma marca de R$ 19.343.325, um recorde entre todas as edições que serviu para a construção de uma nova unidade da AACD em Poços de Caldas (MG).

Todos os anos, durante a exibição do Teleton, o SBT tem uma programação especial totalmente voltada ao projeto. Em suas 26 horas, reportagens especiais sobre o trabalho feito pela a AACD, prestações de contas, artistas renomados e atrações musicais são apresentadas ao público diretamente dos estúdios do SBT no Complexo Anhanguera, ao vivo para todo o Brasil.

Nesta 13ª edição, a meta ficou ainda maior: 20 milhões de reais, suficientes para construção de mais uma unidade da AACD no Brasil.

Entre o elenco confirmado, grandes nomes da televisão e da música: Silvio Santos, Hebe Camargo (madrinha), Daniel (padrinho), Eliana (embaixadora), Aline Barros, Bruno & Marrone, Cesar Minotti & Fabiano, Cine, Cláudia Leitte, Fernando & Sorocaba, Hugo Pena & Gabriel, Jeito Moleque, João Neto & Frederico, Parangolé, Régis Danese, Strike, Victor e Leo, Wanessa, Zé Henrique & Gabriel, além de todo o elenco do SBT e de outras emissoras participantes.

Sobre a AACD

A AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é "Promover a prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência física, especialmente de crianças, adolescentes e jovens, favorecendo a integração social".


Em 1950, o Dr. Renato da Costa Bomfim, ao lado de um grupo de idealistas, fundou a AACD com o objetivo de disponibilizar no Brasil um centro de reabilitação com a mesma qualidade dos estrangeiros.

Antes de ser um grande complexo, a AACD já chegou a funcionar em dois pequenos sobrados na Rua Barão de Piracicaba, em São Paulo. Em 1963, o primeiro centro foi inaugurado num terreno doado pela prefeitura e localizado na Rua Ascendino Reis, que funciona até os dias de hoje, no bairro do Ibirapuera.

Em 2009, a AACD realizou 1.347.777 atendimentos (incluindo cirurgias, consultas, aulas, terapias) nas suas 9 unidades espalhadas pelo Brasil: AACD Ibirapuera (SP), AACD Mooca (SP), AACD Osasco (SP), AACD São José do Rio Preto (SP), AACD Recife (PE), AACD Uberlândia (MG), AACD Porto Alegre (RS), AACD Nova Iguaçu (RJ), AACD Joinville (SC) e em breve a inauguração da AACD em Poços de Caldas (MG).

Nesses 60 anos, a AACD atendeu mais de 15 milhões de crianças, jovens e adultos.
Faça você também parte dessa história!


SBT

VOCÊ TAMBÉM DEVE GOSTAR

0 comentários

E aí, curtiu?
Conte-nos o que achou dessa postagem. Seus comentários, opiniões e sugestões são importantes.

#TWITTER.COM/365DIASCOMELIANA

#FACEBOOK.COM/365DIASCOMELIANA

#FLICKR.COM/365DIASCOMELIANA