Jornal da Globo: Os grandes sucessos musicais para as crianças

06 março



Vamos voltar ao passado relembrando grandes sucessos musicais para crianças. Muitos desses sucessos nem eram tão infantis assim, pelo contrário, eram música de adulto que conquistaram a garotada.

As primeiras músicas da criança, o adulto não esquece. Os discos para crianças começaram muito bem no Brasil, com o lançamento, em 1960, de uma versão da Branca de Neve musicada por Braguinha e interpretada por Dalva de Oliveira.

Depois foram mais de 60 disquinhos de vinil colorido, com grandes cantores interpretando histórias infantis e cantigas de roda que encantaram as crianças dos anos 60 e 70.

A partir dos anos 80, as músicas para crianças mudaram de voz: das cantoras para as apresentadoras de televisão como Xuxa, Angélica e Eliana. E na televisão também foram lançados os melhores musicais infantis do nosso tempo, como ‘Pirlimpimpim’, o ‘Sitio do Pica-Pau Amarelo’ e a maravilhosa ‘A Arca de Noé’, de Vinicius de Morais.

Mas um dos musicais mais queridos das crianças brasileiras foi no teatro, com a montagem dos ‘Saltimbancos’, do italiano Luiz Bacalov e Chico Buarque. Cantando, os bichos ensinavam política aos humanos.

O engraçado é que grande sucessos populares adultos, e bem adultos, como ‘Os Secos e Molhados’, ‘As Frenéticas’, e o grupo ‘Tchan’ com a dança da ‘Boquinha da Garrafa’, apesar de criticados por muitos pais, eram adorados com inocência pelas crianças.

A música para crianças vive uma ótima fase no Brasil, com grandes artistas dedicando seu talento a seus filhos e aos de todos nós. Adriana Calcanhotto se tornou a grande musa dos baixinhos inteligentes com seus maravilhosos discos ‘Partimpim 1 e 2′.

VOCÊ TAMBÉM DEVE GOSTAR

0 comentários

E aí, curtiu?
Conte-nos o que achou dessa postagem. Seus comentários, opiniões e sugestões são importantes.

#TWITTER.COM/365DIASCOMELIANA

#FACEBOOK.COM/365DIASCOMELIANA

#FLICKR.COM/365DIASCOMELIANA