Contigo: Jornada à origem das espécies

26 fevereiro

Apresentadora viaja até as ilhas Galápagos, onde Darwin pensou na Teoria da Evolução, e conhece animais exóticos e paisagens paradisíacas.

Envolvida com ecologia desde o começo da carreira, Eliana, 35 anos, fez uma viagem inesquecível às ilhas Galápagos, no Oceano Pacífico, no começo de agosto, por causa da gravação de um quadro para seu programa, que estreou no SBT no domingo (30). Ela está a todo vapor e relatou a CONTIGO! sua experiência. ''Fiquei maravilhada com a preservação das ilhas'', disse a apresentadora na primeira de uma série de aventuras. O arquipélago, que será mostrado no próximo domingo (6), é conhecido por sua infinidade de espécies animais e recebeu a visita do naturalista britânico Charles Darwin (1809–1882) em 1835. Lá, ele coletou espécies, que, mais de 20 anos depois, o ajudaram a compor A Origem das Espécies, que traz a Teoria da Evolução.




Na viagem, Eliana observou de perto os animais. Entre as paisagens que mais impressionaram a apresentadora estavam as formações vulcânicas. ''É inebriante. E é grande a quantidade de pássaros de patas azuis, além das iguanas terrestres e marinhas, que são bichos que parecem ter saído de um filme pré-histórico''. Eliana passou dez dias nessa turnê paradisíaca - para chegar ao arquipélago é preciso pegar um voo até Quito, no Equador, e de lá um outro até o local, que fica a cerca de 1.000 quilômetros do país. Todos os dias, para gravar, Eliana viajava cerca de três horas de barco. ''Passamos muito mal, com enjoos. E ainda levei um tremendo susto com um rasante de um pássaro enorme. Achei que levaria uma bicada na cabeça, mas passou levantando alguns fios de cabelo (risos).''

Preservação para os filhos

Outra experiência inusitada foi o salvamento de um lobo-marinho que tinha se enrolado com uma linha de náilon deixada por algum turista. ''Foi um momento de tensão, pois precisávamos cortar o fio sem machucá-lo e correndo um tremendo risco de levarmos uma mordida. Depois de algumas tentativas, tudo acabou bem'', conta. Seu braço direito há 16 anos em reportagens de ecologia, o biólogo Sergio Rangel, 46 anos, a acompanhou por todos os lugares visitados. Toda a viagem foi feita, claro, com muita consciência. ''Fico emocionada em estar em um lugar tão preservado, onde foi criada a Teoria da Evolução. Resta saber se meus filhos poderão visitar este lugar um dia... Será que continuará preservado?'', pergunta. O programa Eliana já tem o próximo destino definido: no fim de setembro, ela deve ir para Bonito, no Pantanal. Depois, serão alternados os destinos nacionais e internacionais.

VOCÊ TAMBÉM DEVE GOSTAR

0 comentários

E aí, curtiu?
Conte-nos o que achou dessa postagem. Seus comentários, opiniões e sugestões são importantes.

#TWITTER.COM/365DIASCOMELIANA

#FACEBOOK.COM/365DIASCOMELIANA

#FLICKR.COM/365DIASCOMELIANA